O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural que atua alinhada ao mercado audiovisual, visando diminuir as desigualdades sociais e proporcionar experiências inclusivas e tecnológicas para a criação de narrativas juvenis.
Seu objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual no Brasil.
Fundado em 2000, após a experiência do filme "Cidade de Deus", o Cinema Nosso se estabeleceu como um centro de inovação e tecnologia que oferece diversas iniciativas voltadas para crianças e jovens, com ênfase em programas de empreendedorismo e empregabilidade.
A metodologia da instituição é certificada pela Fundação Banco do Brasil, e está alinhada aos princípios de ESG (Environmental, Social, and Governance) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Além disso, respeita as trajetórias e vivências de seu público-alvo.
Cinema Nosso também é game:
Segundo dados da pesquisa Gamer Brasil (2022) as mulheres representam 51,5% do público de jogos eletrônicos.
Mesmo sendo a maioria, ainda sofrem preconceito e a todo momento vemos casos nos quais são desmerecidas por um universo predominantemente machista.
A instituição usa estratégias de resistência, buscando táticas e ferramentas para confrontar e desmantelar esses sistemas discriminatórios, promovendo uma abordagem mais justa e equitativa para o futuro da tecnologia